29/05/2020 – Nota Diretoria de Saúde Pirangi/SP

Considerando o cenário atual ser o de enfrentamento de um vírus recentemente descoberto e de se tratar  de uma crise sanitária mundial é  natural que ocorram questionamentos e dúvidas quanto as ações dos gestores públicos e em relação às pessoas contaminadas.

Desta forma a Diretoria de Saúde de Pirangi/SP vem a público esclarecer algumas situações pertinentes referente ao enfrentamento da pandemia do COVID19:

a-) Pela lei 6259/75 artigo 10 fica proibida  a divulgação do nome do paciente portador de qualquer doença . As ações necessárias para isolamento de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID19 são realizadas seguindo protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e que são suficientes para garantir a diminuição do contágio entre as pessoas.

b-) Segundo os estudos científicos mais recentes, desde que respeite a quarentena recomendada pelo médico responsável, um paciente recuperado de COVID19 pode voltar a suas atividades sociais normais sem que represente risco de contágio à comunidade.

C-) O Boletim epidemiológico COVID19 divulgado diariamente tem o objetivo de informar a população sobre o número de casos notificados, confirmados, aguardando resultado, óbitos e recuperados. Ele será aprimorado seguindo critérios técnicos e sugestões da população.

d-) Desde o início da pandemia a Diretoria de Saúde e a Prefeitura Municipal realizaram diversas ações para o combate ao coronavírus:

  • A montagem de uma estrutura específica para pacientes com problemas respiratórios (casa do trabalhador).
  • Definição de protocolo para testes e fluxo de atendimento de pacientes suspeitos.
  • Alteração de locais de vacinação para o vírus influenza.
  • Horário estendido do atendimento da Unidade Básica de Saúde: Até as 19 horas.
  • Distribuição de máscaras para população carente pela assistência social.
  • Apoio em campanha de doação de alimentos.
  • Compra de EPIs específicos para os profissionais de saúde.
  • Apoio psicológico aos profissionais da saúde do município.
  • Fiscalização do comércio e das áreas públicas para cumprimento do Decreto em vigor e criação de site para divulgação diária de informações para a população. (pirangi.net/coronavirus/).

Contamos com a colaboração de todos os moradores neste momento.

 

Diretoria de Saúde de Pirangi/SP